Virus Wars

Visão Geral

Virus Wars é um jogo de tabuleiro, para dois jogadores, que simula a evolução de duas colónias de virus, que ora crescem, ora assimilam-se (zombifying) uma à outra. A origem exacta deste jogo é desconhecida mas este jogo era frequentemente disputado, com papel e lápis, em  Saint Petersburg State University nos anos 80. Existem várias variantes deste jogo com uma ligeira diferença, nas regras.

O Tabuleiro e as Peças

Virus Wars pode ser disputado num tabuleiro com uma grade rectangular de qualquer tamanho. O igGameCenter disponibiliza os tabuleiros com as seguintes dimensões: 11x11, 13x13 e 15x15.

Os dois jogadores têm à sua disposição duas peças muito especiais, o virus Azul e o virus Vermelho:        

Outras peças adicionais ("zombies") são utilizadas, no jogo, para indicar as peças do adversário que foram "zombified", pelo jogador:     

Objectivo
O objectivo do jogo é deixar o adversário sem um movimento possivel.

Como Jogar

O jogo inicia-se com o tabuleiro vazio.

Ambos os jogadores possuem um número ilimitado de virus da cor adoptada pelo jogador: Azul e Vermelha.

Começando a partir das peças Azuis, os jogadores revezam-se nos movimentos, realizando 5 passos, por turno. Em cada passo, os virus tanto podem propagar como assimilar:

  • Existe propagação quando se coloca um novo virus, da cor do jogador, em qualquer célula vazia que esteja "acessivel" (ver abaixo), no tabuleiro;
  • Existe assimilação quando zombifying um virus do adversário em qualquer uma das células, do tabuleiro, que esteja "acessivel" (ver abaixo), isto é, substituindo um virus do adversário, com a especial peça "zombie", da cor do jogador. Os "Zombies" permanecem estáveis até ao final do jogo, isto é, eles não podem ser "reanimados", "recuperados" ou removidos do tabuleiro.

Uma célula do tabuleiro diz-se "acessível" nas seguintes situações:

  • A "célula" está vertical, horizontal or diagonalmente adjacente a um virus do jogador, já colocado no tabuleiro (ainda que esse virus tenha sido colocado no último passo, durante o mesmo turno);
  • A "célula" está ligada a um virus do jogador, já existente no tabuleiro, através de uma cadeia de "zombies" interligados, da cor do jogador, quer horizontal, vertical ou diagonalmente (ainda que esses "zombies" surjam com um dos últimos passos durante o mesmo turno).

Abaixo, poderá observar um exemplo de um movimento:

 

Nesta ilustração, todas as células "acessíveis" para o jogador Azul estão assinaladas com pontos azuis. Por favor, repare que as células que rodeiam os dois "zombies" azuis, mais abaixo, não estão "acessíveis" porque elas não estão ligadas a nenhum virus "vivo" da cor azul.

  O jogador Azul faz o seu primeiro passo e coloca o seu virus numa das células "acessíveis".
 
O "virus" azul recém colocado aumenta 5 novas células "acessíveis". Neste momento, os dois virus vermelhos podem ser "zombified".   O jogador Azul faz o seu segundo e terceiro passos e  "zombifying" os dois virus vermelhos.
 
Zombifyng os dois virus vermelhos, à direita, torna possivel o "acesso" a outro virus vermelho, que se encontra mais abaixo.   O jogador Azul faz o seu quarto passo, "zombifying" o virus vermelho, que se encontrava abaixo.
 
Agora, o outro virus vermelho, cá embaixo, está também "acessivel".   O jogador Azul completa o seu movimento com o 5º passo, "zombifying" o outro virus vermelho que se encontrava embaixo.

 

No inicio do jogo, o tabuleiro encontra-se vazio e não existem células "acessíveis" de modo que o jogador das peças Azuis pode colocar o seu primeiro virus em qualquer uma das células, no bordo esquerdo, do tabuleiro e o jogador das peças Vermelhas pode colocar o seu primeiro virus, em qualquer uma das células, no bordo direito do tabuleiro.

Um jogador deve realizar todos os seus 5 passos, durante o seu turno. Se um jogador estiver incapacitado de fazer todos os seus 5 passos então, esse jogador perderá o jogo.

Ligações Externas

[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy