Talpa

Visão Geral

Talpa é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, no âmbito dos jogos abstractos, e foi inventado por Arty Sandler, em 2010.  Este jogo pertence à grande família de jogos de conexão, onde se encontram jogos como Hex, Crossway ou Chain Lightning .

Tabuleiro

Talpa é disputado num tabuleiro de 8x8. Tabuleiros de dimensões mais reduzidas (6x6) também podem ser utilizados por iniciantes ou para jogos rápidos e os tabuleiros de maiores dimensões (10x10) podem ser utilizados por jogadores mais experientes, para jogos mais profundos. As margens esquerda e direita estão coloridas de azul enquanto que as margens do topo e do fundo do tabuleiro, estão coloridas de vermelho. No início do jogo, o tabuleiro encontra-se preenchido com peças vermelhas azuis, dispostas formando um padrão semelhante a um tabuleiro de damas.

Objectivo do Jogo

O objectivo de Talpa é abrir um caminho de espaços vazios, ortogonalmente conectados, de modo a ligar as duas margens opostas, do tabuleiro, coloridas com a cor atribuida ao jogador, sem no entanto permitir que semelhante caminho seja aberto, entre as margens do seu adversário. 

O jogador perderá o jogo imediatamente se fizer um movimento que abra um caminho de espaços vazios, entre as margens do tabuleiro da cor do adversário, ainda que este movimento, simultâneamente,  também possibilite  uma abertura entre as suas margens.

O canto faz parte de ambas as margens que lhe são adjacentes.

Os empates não são viáveis em Talpa.

Como Jogar

O jogo inicia-se com todas as peças no tabuleiro formando um padrão idêntico a um tabuleiro de damas.

Os jogadores movem-se alternadamente, iniciando o jogo, o jogador que controla as peças vermelhas.

O jogador movimenta as suas peças, pegando numa delas e capturando uma peça do adversário, em qualquer quadrado que lhe esteja horizontal ou verticalmente adjacente. A peça capturada é removida do tabuleiro e a peça que fez a captura, move-se para o quadrado que pertencia à peça capturada. A captura é obrigatória sempre que é possivel de ser concretizada. Quando as capturas se tornam impossiveis de serem efectuadas, os jogadores vão removento, do tabuleiro uma das suas peças, por turno.


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy