TAIJI

Visão Geral
 TAIJI (significa "Grande Dualidade" em Chinês) é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, inserido no mundo dos jogos abstratos, inventado por Néstor Romeral Andrés, em 2007.

Tabuleiro

O jogo TAIJI é jogado num tabuleiro 9x9 utilizando umas peças específicas designadas por TAIJITUs.  Ambos os jogadores utilizam, exactamente, os mesmos TAIJITUs.

 

TAIJITUs:

 

Objetivo

O objetivo do jogo é conseguir a maior pontuação possível através do somatório dos dois maiores grupos de quadrados ligados e relacionados com a sua cor (Claros ou Escuros) quer horizontal quer verticalmente, dispondo os TAIJITUs em qualquer lugar do tabuleiro, desde que se verifique a existência de espaço livre para o fazer. Se o jogo termina com igual pontuação, então o segundo jogador (Escuro) é declarado vencedor.

A figura seguinte mostra, como exemplo, o tabuleiro de um jogo finalizado:

Os dois maiores grupos de claro contêm 19 quadrados (12 + 7)
Os dois maiores grupos de escuro contêm 16 quadrados (10+6)
O vencedor é o jogador de cor clara.

Como Jogar

O jogo começa com o tabuleiro vazio.

O jogo começa pelo jogador com a cor Clara. Os jogadores colocam alternadamente uma TAIJITU , em duas células adjacentes e vazias do tabuleiro.

O jogo termina quando não existem TAIJITU para serem colocadas no tabuleiro.

Variantes
Existe uma variante do jogo TAIJI conhecida por TAIJI Deluxe. Esta variante é jogada num tabuleiro 11x11 e contempla o somatório dos três maiores grupos, em vez de apenas dos dois maiores grupos, como condição para determinar o vencedor.

[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy