Taacoca

Visão Geral
Taacoca é um jogo de tabuleiro para dois jogadores e está inserido no âmbito dos jogos abstractos. É praticado num tabuleiro hexagonal e foi inventado por is Víkingur Fjalar Eiríksson em 2009. 

Tabuleiro

Taacoca é jogado num tabuleiro hexagonal que tem cinco células de cada um dos seus seis lados. O lado do tabuleiro mais próximo de si é a Fila do Jogador das Pedras Brancas. O lado do tabuleiro mais afastado de si é a Fila para o Jogador das Pedras Pretas.

Inicialmente cada jogador tem 12 pedras nas sua cor. A posição inicial da disposição das pedras é exemplificada na figura seguinte:

Objetivo do Jogo

O Objectivodo jogo Taacoca é atingir o adversário na sua Fila com uma das suas pedras.

Um jogador também ganha o jogo se o adversário é deixado sem pedras ou sem movimentos.

Não existe empate no Taacoca.

Como Jogar

Começam as pedras Brancas, os jogadores revezam-se movimentando três das suas pedras avançando uma casa (se um jogador ficar com menos de três pedras, ele deverá mover todas as pedras; se isso não for possível, ele perderá o jogo).

As pedras selecionadas não precisam de estar ligadas, umas às outras, mas devem caminhar na mesma direcção:

As Três pedras brancas seleccionadas podem avançar em qualquer uma das duas direcções exemplificadas Após o movimento

Um jogador não pode mover as suas pedras se umas das células-alvo estiver ocupada por outra pedra do jogador. Se algumas das celulas-alvo (ou todas elas)  estiverem ocupadas pelas pedras do adversário então as pedras do adversário serão capturadas e removidas do tabuleiro.


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy