Susan

Visão Geral
Susan é um jogo abstracto para dois jogadores, disputado num tabuleiro hexagonal e foi inventado por Stephen Linhart, em 1991.

Tabuleiro

Susan é disputado num tabuleiro hexagonal com cinco células de lado. Tabuleiros com maiores dimensões são empregues para um jogo mais aprofundado.

Ojectivo do Jogo

O objectivo do jogo é cercar uma pedra (ou pedras) do adversário. Uma pedra considera-se cercada se não existirem espaços vazios adjacentes a essa pedra. Isto significa que 4 pedras, de qualquer cor, poderão cercar uma pedra que se encontre junto do bordo do tabuleiro e 3 pedras, de qualquer cor, serão necessárias para cercar uma pedra que esteja no canto do tabuleiro.

Se um jogador faz um movimento de modo a cercar uma das suas pedras, então o jogador perderá o jogo ( mesmo que cerca, ao mesmo tempo, uma pedra do adversário).

Como Jogar

O jogo começa com o tabuleiro vazio.

Cada jogador está associado a uma cor: Preta ou Branca.

Inicia-se o jogo a partir do jogador associado ao Preto, os jogadores revezam-se fazendo um dos seguintes procedimentos:

  • um jogador pode colocar uma pedra, sua cor, em qualquer célula vazia do tabuleiro

ou

  • um jogador pode deslizar uma das suas pedras, existentes no tabuleiro, para qualquer célula adjacente que esteja vazia.

Se ambos os jogadores escolherem deslizar as suas pedras em vez de colocarem outras novas pedras, três vezes consecutivas em uma linha (6 deslizes consecutivos, no total)  então, de seguida, o jogo finaliza num empate.

Ligações Externas

 


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy