Shakti

Visão Geral
Shakti é uma variante do jogo de Xadrez, inventado por Christian Freeling, em 1982.

Tabuleiro

Shakti é jogado num tabuleiro 7x7. Inicialmente cada célula do tabuleiro encontra-se coberta por uma lage. Cada jogador tem 1 Rei e 2 Guerreiros. A posição inicial das peças, no tabuleiro, é apresentada na figura seguinte:

 

Objetivo

O objetivo de Shakti é dar xeque-mate ao Rei do adversário (ou seja, atacar o Rei do adversário, de tal forma, que este não possa escapar desse ataque nem tão pouco capturar a peça atacante).

Stalemate é ignorado no Shakti. Um empate é possível após 3 vezes a mesma jogada ou através de um acordo mútuo entre os jogadores.

Como Jogar

Os jogadores alternam-se nas jogadas, começando a partida o jogador que possui as peças brancas. O jogador deve mover as suas peças na sua vez, a não ser que lhe seja possível efectuar uma jogada válida. Só nessa situação, o jogador impossibilitado de jogar deverá passar a sua vez ao jogador adversário.

As peças só podem ser movimentadas através das lages quadradas (durante o jogo algumas dessas lages serão removidas como resultado de determinados movimentos específicos).

Ao Rei diz-se estar em "xeque" se houver um Guerreiro do adversário no mesmo alinhamento horizontal, vertical ou diagonal que o Rei e se não houver lages entre eles (mesmo que o Guerreiro atacante não se possa movimentar por algum motivo).

Um jogador nunca pode deixar o seu Rei "em xeque" no final do seu movimento. Xeque pode ser eliminado de uma das seguintes maneiras:

  • Rei pode ser movido para uma célula que não esteja sob o ataque.
  • O Guerreiro atacante do adversário pode ser capturado pela jogada do Rei (se assim acontecer não colocará o Rei em xeque). 

 É proibido provocar uma situação de "xeque mútuo" em que ambos os Reis se encontram no mesmo alinhamento horizontal, vertical ou diagonal e onde não existam lages entre eles.

Todos os movimentos possíveis para cada tipo de peça são explicados de seguida.


O Rei, se não estiver em xeque, pode mover-se para a primeira lage livre em qualquer uma das oito direções possíveis. A figura seguinte mostra como o Rei se move:

O Rei Claro pode mover-se para qualquer uma das lages em destaque.

Se estiver em xeque, o Rei fica restrito às lages adjacentes. Neste caso, a lage onde se situa tanto pode ficar vazia como ficar ocupada por um dos Guerreiros do adversário. (se capturar a peça atacante o Rei não se move em xeque). A figura seguinte exemplifica o movimento do Rei, nesta situação:

O Rei claro é atacado pelo Guerreiro escuro a partir da casa B7.
O Rei claro só se pode mover para as lages adjacentes.


Um Guerreiro pode fazer dois destes tipos de movimento:

  • um Guerreiro pode mover-se para a primeira lage livre em qualquer uma das oitos direções como comprova a figura seguinte:

O Guerreiro escuro pode mover-se para qualquer uma das lages destacadas..
Este Guerreiro não pode deslocar-se para a lage D4 porque esta lage não se encontra vazia.

  • Se ambas as lages estiverem livres o Guerreiro pode saltar sobre a primeira lage, em qualquer uma das oito direções e pousar  na segunda lage que esteja na mesma direção. Neste caso, a primeira lage é removida do tabuleiro.  A remoção da primeira lage é obrigatória.  Portanto, se ao efectuar este movimento colocar xeque ao Rei, este movimento não será válido. O exemplo deste movimento é mostrado na figura seguinte:


O Guerreiro escuro pode saltar para qualquer uma das lages destacadas.
As lages transparentes serão removidas após esse salto..

Links Externos

 


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy