Othello (Reversi)

Visão Geral
Reversi (mais recentemente, também conhecido por Othello) é um jogo de tabuleiro para dois jogadores e foi inventado por volta de 1880, por dois ingleses, Lewis Waterman e John W. Mollett.

Tabuleiro

O jogo Reversi é jogado num tabuleiro 8x8 utilizando dois especiais discos bi-coloridos: de um lado do disco é preto e do outro lado desse disco é branco.

Existem dois jogadores: Branco e Preto.

A posição inicial dos discos é exemplificada na figura seguinte:

 

Objectivo

O Objectivo de Reversi é ocupar o maior número de células do tabuleiro com os seus próprios discos em relação ao adversário, quando o tabuleiro está prestes a ser totalmente preenchido.

Se o jogo finalizar com o mesmo número de discos pretos e brancos colocados no tabuleiro, então o jogo termina num empate.

Como Jogar

Os jogadores movem alternadamente os seus discos, começando a partir do jogador que controla os discos pretos.

Cada movimento consiste em colocar um disco da cor do jogador em qualquer célula vazia do tabuleiro, tendo como resultado, virar pelo menos um disco..

Após a colocação do disco, no tabuleiro, o jogador vira todos os discos que sejam da cor do adversário e, que estejam colocados em linha recta na horizontal, na vertical ou na diagonal, entre o recém-colocado disco e os outros discos desse jogador, já colocados no tabuleiro. Aviso importante: os discos do adversário são virados se e somente se não existirem buracos (células vazias) entre o disco recém-chegado e os outros discos do jogador.

A seguir, poderá observar alguns exemplos 

Se o disco preto é colocado na célula especificada, em seguida, quatro discos brancos serão virados, nas três direcções. 

 

Se o disco preto é colocado na célula especificada, então, apenas um disco branco é virado (na diagonal, em direcção ao canto superior direito). O disco branco, que se encontra na vertical, não é virado porque existe um buraco (uma célula vazia) entre o disco preto recém-colocado e o disco branco. 

Se um jogador não pode fazer um movimento válido, então a vez é passada para o seu adversário. Quando ambos os jogadores não tiverem movimentos legais, o jogo finaliza. Esta situação ocorre sempre que se verifica uma destas situações:

  • o tabuleiro está cheio de discos (ou seja, não existem células vazias, no tabuleiro)
  • o jogador tem menos discos, no tabuleiro
  • o tabuleiro não está cheio e existem discos de ambas as cores, no tabuleiro mas nenhum jogador pode pode colocar o disco que permita virar, pelo menos, um disco do adversário.

Quando o jogo termina, o jogador com maior número de peças, no tabuleiro, vence o jogo.

Ligações Externas

 


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy