Rekushu

Visão Geral
Rekushu é um jogo de tabuleiro para dois jogadores inventado, em  2006, por John Herr.

Tabuleiro

O jogo Rekushu é jogado sobre um tabuleiro quadrado com linhas ortogonais com 20x20 intersecções. Podem ser utilizados tabuleiros de outros tamanhos (por exemplo  8x8, 12x12, 14x14 e 18x18).

Existem dois jogadores, um para as pedras Pedras e outro para as pedras Brancas. As pedras são colocadas sobre as intersecções das linhas da grelha. Os quadrados que as linhas formam são apelidados de lages. 

Objetivo
O objetivo de Rekushu é clamar a posse de mais lages do que o seu adversário, quando um dos jogadores não tiver possibilidade de realizar um movimento, na sua vez.. 

Como Jogar

Os jogadores movem-se alternadamente a partir do jogador que controla as pedras Pretas

Cada movimento compreende uma ou duas etapas: colocação de uma pedra e reivindicação de uma área rectangular de lages.

O primeiro passo (na colocação da pedra) é obrigatório. A pedra pode ser colocada em qualquer intersecção desocupada desde que estejam reunidas as seguintes condições:

  • Deverá existir pelo menos uma lage adjacente que não tenha sido reivindicada.
  • Ao jogar-se na intersecção não se deve provocar a repetição de um mesmo tipo de movimentos em espelho  que foi realizado pelo jogador, na sua anterior jogada.
 
A pedra pode ser colocada nas intersecções indicadas por existirem, pelo menos uma lage que não foi reivindicada (não pertence ao grupo das lages destacadas) adjacente a cada um dos grupos   A pedra não pode ser colocada nas intersecções sugeridas porque não existem lages adjacentes a essas intersecções por reivindicar.

O segundo passo (reivindicar uma área rectangular de lages) é opcional, isto é, se alguma área puder ser reivindicada de seguida, caberá ao jogador decidir fazê-lo ou não. Uma área rectangular pode ser reivindicada se satisfizer as seguintes permissas:

  1. Existem quatro pedras, todas da cor do jogador colocadas nos quatro cruzamentos que formam os quarto vértices (cantos) da área rectangular ortogonal.
  2. Não há pedras da outra cor nas suas arestas ou no seu interior.
  3. Não existem lages reivindicadas, com outra cor, no seu interior.

Abaixo encontram-se alguns exemplos da área de um rectângulo, nas diferentes situações acima mencionadas, e que não são elegiveis para serem reivindicadas, pelo jogador, por algum motivo: 

   
A área destacada do rectangulo não pode ser reivindicada pelo jogador Preto por não existirem quatro das suas pedras a formarem os vértices do rectângulo.   A área rectangular destacada não pode ser reivindicada pelo jogador Preto porque existe uma pedra na aresta (D13).   A área rectangular destacada não pode ser reivindicada pelo jogador Preto porque existem duas lages reivindicadas ( duas lages brancas) no seu interior.

Se de todas as situações acima mencionadas, o jogador decide reivindicar o rectângulo só o poderá fazer colocando as suas quatro pedras sobre os vértices do rectângulo que serão de imediato removidas do tabuleiro e todas as lages do interior do rectângulo ficarão marcadas com a cor do jogador:

 
O rectângulo destacado pode ser reivindicado pelo jogador Preto.   O rectângulo é reivindicado pelo jogador Preto e as quatro pedras que formam os vértices do rectângulo são removidas do tabuleiro.

Movimentos em  Espelho

Existe uma regra especial que elimina um óbvio e forçado movimento por parte do segundo jogador. O jogador não está autorizado a fazer o mesmo tipo de movimentos em espelho, consecutivamente. 

Existem três tipos de movimentos em espelho: jogada horizontalmente oposta ao seu adversário (h), jogada verticalmente oposta ao seu adversário (v), e uma jogada com uma rotação de 180 graus a partir da jogada do seu adversário (r). Um jogado está autorizado a fazer mais do que um movimento em espelho numa linha mas ele não pode fazer o mesmo tipo de movimento em espelho duas vezes na mesma linha. 

O jogador Branco coloca a sua 1ª pedra em J10.

O jogador Preto coloca a sua 2ª pedra em E10, fazendo um movimento em espelho na vertical.

O jogador Branco coloca a 3ª pedra em C6.

Agora ao jogador Preto não é permitido colocar a sua pedra em L6 porque este movimento seria considerado um consecutivo movimento em espelho na vertical. No entanto, o jogador Preto pode colocar uma pedra em C9 (um movimento em espelho na horizontal) porque este movimento não é do mesmo tipo do movimento anteriormente por ele realizado.

Se um jogador não puder colocar uma pedra porque a sua jogada, em relação à sua jogada na última intersecção seria considerada uma violação, em relação à repetição do movimento em espelho, então o jogo termina imediatamente. 

 


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy