Pilare

Visão Geral

Pilare é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, no âmbito dos jogos abstactos, jogado num tabuleiro quadrado e foi inventado por Jorge Gómez Arrausi, em 2005.

Tabuleiro

Pilare é jogado num tabuleiro quadrado de 6x6 cells. Existem 36 peças pretas ("neutras"), 10 vermelhas e 10 brancas. A posição inicial das peças é ilustrada na figura seguinte:

Objectivo do Jogo

O objectivo de Pilare é deixar o adversário sem um movimento válido.

Como Jogar

O jogo inicia a partir

do jogador que controla as peças Vermelhas, cada jogador pega numa pilha de damas com a dama da sua cor no topo da pilha (uma única dama é, também, considerada uma pilha).

Depois de pegar numa pilha, o jogador coloca a sua dama (pilha) numa célula que esteja horizontal ou verticalmente adjacente à célula de origem. Se a célula não está vazia então, a nova dama é colocada no topo da pilha que ocupa a célula. De seguida, o jogador coloca a dama que está no fundo da pilha e coloca-a numa célula que está horizontal ou verticalmente adjacente à célula anterior. O jogador continua a distribuir a pilha até que todas as suas damas estejam colocadas no tabuleiro. Depois de colocar cada uma das damas, o jogador pode mudar de direcção mas está proibido de se deslocar na direcção oposta.  .

   
O jogador com a cor Branca pega na sua pilha que é constituída (desdo o topo até ao fundo da pilha) por damas pretas, brancas, vermelhas e brancas.   O jogador distribui as damas da pilha.   Como ficaram as pilhas, no tabuleiro, após o movimento anterior.

Ligações Externas

[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy