Futebol

Visão Geral
Futebol - Phutball  (designação encurtada de Philosopher's Futball) é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, no âmbito dos jogos abstractos, jogado numa grelha de 19x15 e foi inventado por John Horton Conway. 

Tabuleiro

Futebol é jogado num tabuleiro de 15x21 intersecções, utiliza uma pedra branca para fazer representar a bola como muitas outras pedras pretas para representar os homens (ou jogadores). A 19ª fila é a linha de baliza do jogador Azul e a 1ª fila é a linha de baliza do jogador Vermelho. Existem duas outras filas adicionais numeradas de 0 a 20 que representam "o fora do tabuleiro" para além das 1º e 19ª linhas, respectivamente. A bola é, inicialmente colocada no centro do tabuleiro:

Objectivo do Jogo

O objectivo do jogo Futebol é mover a bola (a pedra branca) até ou para além da linha de baliza do adversário.

Ou seja, o jogador Vermelho vence se a bola for colocada na 19ª fila e o jogador Azul vence se a bola for colocada na 1ª  ou na 0 linha depois de algum movimento.

Como Jogar

O jogo inicía-se com a bola (a pedra branca) colocada no centro do tabuleiro.

Os jogadores movem-se alternadamente, fazendo um dos seguintes procedimentos:

  • adicionando um homem (uma pedra preta) a qualquer uma das intersecções que se encontre desocupada para além das linhas de "fora do tabuleiro".the ". A vez de jogar é dada ao adversário imediatamente a seguir à colocação de uma pedra preta.
  • movendo a bola (a pedra branca). A bola é movida através de uma série de saltos sobre os homens adjacentes. Cada salto pode ser realizado em uma linha recta na horizontal, na vertical ou na diagonal. Após cada salto, a bola aterra na primeira intersecção ocupada, logo após o último homem da linha. Os homens que foram sobrevoados são imediatamente removidos do tabuleiro (antes de qualquer outro subsequente salto ocorra). O jogador continua a saltar enquanto existirem homens disponíveis para serem saltados e o jogador assim o deseje. O acto de saltar é opcional, não é exigido que se salte. Abaixo, está uma figura que exemplifica um movimento:
 
Antes do salto   Após o salto

Se a bola termina o seu movimento à frente ou para além da linha de baliza do adversário então, o jogo termina e o jogador vence.

Se a bola passa pela linha de baliza mas finaliza o seu movimento em outra qualquer parte do tabuleiro, devido a mais saltos dados, o jogo continua:

 
Antes de saltar  

Após o movimento

(Os Vermelhos não venceram)

Ligações Externas

[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy