Oust

Visão Geral
Oust é um jogo abstracto  para dois jogadores, disputado num tabuleiro de Go e foi inventado por Mark Steere, em 2007.

Tabuleiro

Oust pode ser jogado numa grelha rectangular de qualquer tamanho, par ou ímpar.

Objectivo do Jogo

O objectivo de Oust é capturar todas as pedras do adversário, do tabuleiro.

Como Jogar

O jogo começa com o tabuleiro vazio.

Cada jogador tem uma cor: Preta ou Branca.

O jogo inicía com o jogador que controla as pedras Pedras. Os jogadores revezam-se colocando as pedras da sua própria cor, nas intersecções vazias do tabuleiro. Existem dois tipos de movimentos possíveis que um jogador pode fazer:

  • Movimento onde não se captura. Um jogador pode colocar a sua pedra em qualquer intersecção vazia que não possua qualquer pedra adjacente, da mesma cor da pedra do jogador, quer horizontal quer verticalmente. Seguem-se alguns exemplos de movimentos que não capturam e que são mostrados com as pedras transparentes, na imagem a seguir:

Pedras brancas transparentes mostram alguns possíveis movimentos onde não há captura para o jogador de Branco.

  • Movimento de captura.  Um jogador pode colocar a sua pedra numa intersecção vazia que esteja, na horizontal ou na verticalmente, adjacente a uma outra sua pedra (ou pedras) da sua cor, se ao assim proceder, o jogador criar um um grupo de pedras da sua própria cor, horizontal ou verticalmente, conectadas (incluindo a  pedra recém colocada)  que atenda às seguintes condições:
          - O novo grupo de pedras do jogador toca, pelo menos, uma das pedras do adversário;
          - todos os grupos de pedras do adversário que toquem o grupo de pedras do jogagor, devem ser menores do que o grupo de pedras do jogador.
    Ao fazerem tal movimento, todos os grupos de pedras que toquem o grupo de pedras do jogador são removidos do tabuleiro e o jogador ganha um turno extra. Abaixo, encontram-se alguns exemplos:

 

 
A pedra preta transparente mostra um dos possíveis movimentos de captura. Ao colocar a pedra preta, o jogador de Preto, cria um novo grupo de três pedras pretas que toca um grupo de duas pedras brancas e um outro grupo formado por uma só pedra branca. Ambos os grupo de pedras brancas são mais pequenos que o grupo formado pelas pedras pretas, assim sendo, este movimento de captura é válido.   Após o movimento, todo o grupo  de pedras brancas, que foi tocado é removido do tabuleiro.
     
 
A pedra branca transparente mostra um dos possíveis movimentos de captura. Ao colocar esta pedra branca, o jogador de Branco cria um grupo de duas pedras brancas, que tocam um grupo que contém uma única pedra preta. Este grupo singular preto é mais pequeno que o grupo formado pelas pedras brancas, assim sendo é um movimento válido de captura.   Após o movimento todos os grupos de pedras pretas que foram tocados, são removidos do tabuleiro.
     
   
As pedras brancas transparentes mostram alguns dos movimentos ilegais. A pedra transparente superior não pode ser colocada porque forma um grupo de pedras brancas que toca um grupo de pedras pretas, que não é inferior. A pedra branca transparente, do fundo, não pode ser colocada porque forma um grupo de pedras brancas que não toca em nenhuma pedra preta.    

Se o jogador não possuir um movimento válido, então passa a sua vez de jogar, mas o jogador deve mover-se, se possível. O jogador vence o jogo ao capturar todas as pedras do adversário.

Ligações Externas

[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy