Nine Men Morris

Visão Geral
Nine Men Morris é um ancestral jogo de tabuleiro para dois jogadores, no âmbito dos jogos abstractos e de estratégia e teve origem no Império Romano. Um outro jogo muito parecido com este jogo é Twelve Men Morris (também designado por Morabaraba).

Tabuleiro

9 Men Morris é jogado num tabuleiro específico com 24 células circulares dispostas sobre três quadrados concêntricos. Os circulos estão ligados através de linhas, como exemplifica a figura seguinte:

 

Existem dois jogadores: o primeiro jogador tem 9 homens Brancos e o segundo jogador tem 9 homens Pretos antes do início do jogo.

Objectivo
O objectivo do jogo é capturar 7 homens do adversário ou bloqueá-los de modo a que o adversário fique impossibilitado de realizar um movimento válido, no seu turno.

Termos

O "Moinho" - uma linha formada por três homens da mesma cor, sobre qualquer um dos segmentos de recta traçados, no tabuleiro (ou seja, as linhas entre os seguintes circulos: A1-A4-A7 ou B2-D2-F2).

"Capturar um homem" - remover um dos homens do adversário do tabuleiro, durante o jogo. O homem capturado é removido do tabuleiro e não pode ser reutilizado, mais tarde, no jogo. So o homem  do adversário fizer parte de um moinho  então, não poderá ser baleado e removido. A excepção a esta anterior situação só se aplica se todos os homens do adversário estiverem em moinhos. Neste caso, qualquer homem do adversário pode ser baleado e removido.

Como Jogar

O jogo inicia com o tabuleiro vazio. Os jogadores jogam alternadamente, a partir do jogador que possui os homen s Brancos.

O jogo está dividido em duas fases:

  1. Colocação dos homens
  2. Movendo os homens

Durante a primeira fase, os jogadores colocam um homem, por turno, em qualquer um dos circulos do tabuleiro, que esteja vazio. Se ao colocar um homem, o jogador faz um novo moinho (ou vários moinhos) da sua cor então, ele adquire o direito de capturar um dos homens do adversário. O jogador também pode passar o acto de captura e, ao assim proceder, passa o turno para o seu adversário, se ele quiser.

Depois de os 9 homens terem sido colocados no tabuleiro dá-se início à segunda fase. Durante a segunda fase cada jogador pode mover qualquer um dos seus homens para qualquer circulo adjacente que esteja vazio, ao longo das linhas desenhadas. Como na primeira fase, se ao mover um homem formar um novo moinho então, o jogador adquire de capturar um dos homens do adversário. Os jogadores estão autorizados a  quebrar os seus próprios moinhos e refazê-los, repetidamente, ao mover o seu homem para trás e para a frente. Cada vez que um moinho é formado, ao jogador é permitido a captura de um outro homem do adversário. Mas lembre-se que ao quebrar o seu próprio moinho expõe os homens, que formavam esse moinho, correndo agora o risco de ser capturado pelo seu adversário, no seu próximo turno.

Quando a um jogador só lhe restarem três homens eles se transformam  em "homens voadores". Estes homens do jogador estão autorizados a "voar" para qualquer circulo vazio e não apenas para os circulos que lhe sejam adjacentes. 

Fim do Jogo

O jogo finaliza numa destas seguintes situações:

  • Se um dos jogadores não conseguir fazer um movimento então, o seu adversário vence o jogo.
  • Se um dos jogadores captura 7 homens do adversário (ou seja, o adversário continua com dois homens apenas) então, esse jogador vence o jogo.
  • Se ambos os jogadores tiverem apenas três homens e se se verificar a não existência de captura de homem, por parte de cada um dos jogadores, nos 10 movimentos seguintes então, o jogo finaliza com um empate.

Variantes

Existem várias variantes nas regras deste jogo:

  • Se um jogador quebrar algum dos seus moinhos de modo a formar um novo moinho então, é considerado inválido a formação do mesmo moinho, na próxima jogada desse jogador;
  • Se um jogador formar dois moinhos simultaneamente então, o jogador adquire o direito de captura dois homens do adversário.

Ligações Externas

 


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy