Konane

Visão Geral
Konane é um antigo jogo de tabuleiro para dois jogadores e foi inventado pelos Polinésios Havaianos.

Tabuleiro

Konane é disputado num tabuleiro quadrangular, seja de que tamanho for.

Existem dois joagdores: Branco e Preto.

A posição inicial das pedras é especificada na figura seguinte:

 

Objectivo

O objectivo em Konane é ser o jogador que faz o úlimo movimento possivel (isto é, o primeiro jogador que não conseguir executar um movimento válido, no seu turno, perde o jogo).

O empate é impossivel em Konane.

Como Jogar

O jogo inicia-se com todas as pedras no tabuleiro, dispostas de um jeito que lembra um tabuleiro de damas.

O jogador que controla as pedras Pretas faz o primeiro movimento, removendo uma das suas pedras, do centro do tabuleiro ou de um dos seus cantos.

De seguida, o jogador que controla as pedras Brancas remove uma das suas pedras que esteja ortogonalmente adjacente ao espaço vazio criado pela pedra Preta.

Após terem executado estes movimentos iniciais, os jogadores revezam-se capturando as pedras do adversário. A pedra do jogador pode capturar uma pedra do adversário que lhe seja ortogonalmente adjacente se, na mesma direcção, a quadricula seguinte, do tabuleiro, estiver vazia. A captura é feita através de um salto por cima da pedra a capturar do adversário e removendo-a do tabuleiro. Se essa mesma pedra desse jogador puder executar mais capturas, na mesma direcção, então poderá continuar a captura, durante o mesmo turno (mas o jogador não é obrigado a fazê-lo).

O movimento de captura é obrigatório, o jogador que fique impossibilitado de fazer uma captura, no seu turno, perderá o jogo.

Ligações Externas

 


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy