Harzdame

Visão Geral
Harzdame é um jogo de tabuleiro para dois jogadores praticado sobre um tabuleiro de jogo quadrado e foi inventado por Benedikt Rosenau, em .2009. Este jogo pertence à família dos jogos de damas.

Tabuleiro

Harzdame é jogado num tabuleiro de jogo comum de 8 x 8.

A posição inicial das damas escuras e das damas claras é demonstrada na figura seguinte:

Objetivo

A meta do jogo Harzdame é capturar todas as damas do adversário ou bloqueá-las de modo a deixar o adversário sem  hipótese de realizar uma jogada legal.

Como Jogar

As jogadas sucedem-se alternadamente, a partir do jogador com as damas claras

As damas (simples) podem mover-se uma célula para a frente ou para a direita, a partir do ponto de vista do respectivo jogador.

Qando uma dama termina a sua jogada na zona de promoção  é transformada em  Rei. A zona de promoção para as damas claras situa-se entre as células C8-H8 e as células H3-H7. A zona de promoção para as damas escuras situa-se entre as células A1-A6 e as células B1-F1. Se uma dama atingir a zona de promoção por capturar uma peça inimiga (isto é, por ter saltado sobre a peça inimiga) e podendo continuar a capturar, para trás, mais uma peça (ou peças) inimigas como dama então, o movimento da dama deverá continuar e esta dama não será promovida a Rei.  

Os Reis podem mover-se para qualquer célula, independentemente do número células quer horizontal quer verticalmente (exactamente como se move a torre, no Xadrez).  Os Reis não podem saltar sobre as suas próprias peças nem sobre duas ou mais peças inimigas que se encontrem juntas.

Nem as damas nem os Reis podem pousar em uma célula ocupada.

Capturas

Uma dama pode capturar uma peça inimiga que esteja situada, na horizontal ou na vertical, numa célula adjacente, se a célula seguinte, na mesma direcção estiver vazia. A captura é feita saltando sobre a peça inimiga e repondo essa dama numa na célula vazia mais próxima. A peça inimiga capturada é removida  do tabuleiro  no fim da jogada. Se o mesmo jogador dessa dama puder continuar a capturar peças inimigas, então deverá fazê-lo. 

O Rei pode capturar uma peça inimiga que esteja  na mesma linha na vertical ou na horizontal, se não houver outras peças entre elas e se a próxima célula ou células, que estejam na mesma direcção, se encontrem vazias. A captura é feita quando o Rei salta sobre a peça inimiga e se posiciona o Rei em qualquer uma das células vazias mais próxima. Se o mesmo jogador, com a peça Rei, puder continuar a captura de outras peças inimigas, então ele deverá continuar a fazê-lo.

A captura múltipla deve estar concluída antes das peças capturadas serem removidas do tabuleiro. No decurso de uma captura múltipla a peça que captura pode passar por uma casa vazia mais de uma vez (conhecida por roundabout), mas não pode saltar a mesma peça mais de uma vez.

A captura é obrigatória. Isto significa que se o jogador puder capturar uma peça (ou peças) inimigas, na sua vez, deverá proceder como tal.

O procedimento da captura maioritária: se um jogador tem a opção de pular sequências então, ele deverá optar pela sequência onde capturará o maior número de peças inimigas (o Rei conta como uma peça).


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy