Gate

Visão Geral
Gate é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, no âmbito dos jogos abstractos, disputado num tabuleiro quadrado e foi inventado por Gregory Keith Van Patten, em 2010.

Tabuleiro

Gate é disputado num tabuleiro quadrado empregando pedras com duas cores diferentes (Pretas e Brancas) e um conjunto especial de gates, colocados na diagonal e que indicam a direcção de possíveis movimentos. A posição inicial das pedras e dos gates é exemplificada na imagem seguinte:

Ojectivo do Jogo

O objectivo de Gate é trazer uma das suas próprias pedras até ao canto oposto do tabuleiro (isto é, E5, para as pedras Pretas e A1 para as pedras Brancas) ou deixar o adversário sem possibilidade de realizar um movimento.

Como Jogar

Inicia-se o jogo a partir das pedras Pretas e os jogadores revezam-se, no movimento das suas pedras.

Uma pedra só se pode mover, de um ponto para outro, através de um gate. Quando uma pedra passa o gate, o gate imediatamente gira num ângulo de 90o. As pedras não podem mover-se para a rectaguarda, isto é, para trás, de E5 a A1 para as pedras Pretas ou de A1 para E5 para as pedras Brancas.

Se a pedra é movida para um ponto vazio, o jogador pode (mas não é obrigado) continuar a mover a sua pedra, durante a sua vez. Se a pedra movida vai ocupar o lugar de uma pedra de outra cor, então essa pedra será removida do tabuleiro e é passada a vez ao adversário.

Variantes

Existem várias variantes deste jogo:

  • Os movimentos à rectaguarda podem ser permitidos.
  • A captura das suas próprias pedras pode não ser permitida.

[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy