Fanorona

Visão Geral
Fanorona  é um antigo jogo de tabuleiro de dois jogadores, originário de Madagascar e baseado no jogo Alquerque.

Tabuleiro

Fanorona é jogado num tabuleiro composto por uma grelha de is played 5x9 pontos conectados com as linhas que indicam os movimentos válidos ( ver a figura abaixo).

Existem dois jogadores: o jogador Branco e o jogador Preto. Antes da partida, as 22 peças, de cada uma das cores, são posicionadas no tabuleiro como demonstra a figura seguinte:

 

Objetivo
O objetivo do jogo Fanorona é capturar todas as peças do adversário.

Como Jogar

Os jogadores jogam alternadamente, iniciando a partida o jogador que controla as peças Brancas.

Existem dois tipos de movimentos: o movimento de não captura (conhecido por paika) e o movimento de captura:

O movimento paika consiste em deslocar oma peça para um ponto vazio adjacente ao longo de qualquer das linhas desenhadas.

O movimento de captura consiste em remover uma ou mais peças do adversário. O movimento de captura é obrigatório, i.e. se um jogador, na sua vez, pudr capturar algumas peças do adversário, então esse jogador deverá proceder à captura..

Existem dois tipos de movimentos para a captura: por aproximação ou por afastamento.

  • Por aproximação- se um jogador movimenta uma das suas peças para um determinado ponto e se o ponto seguinte, nessa mesma linha estiver ocupado por peças do adversário então essa peça do adversário é capturada e todas as peças adversárias adjacentes colocadas na mesma linha são capturadas também (desde que não se verifique uma interrupção por um ponto vazio ou pela presença de uma sua pedra) .
 
Antes do movimento  

Depois do movimento

(duas peças pretas foram capturadas por aproximação)

  • Por afastamento - se um jogador movimenta uma das suas peças a partir de um ponto para um ponto anterior na mesma direcção e se a mesma linha é composta por peças do adversário então as peças do adversário são capturadas e todas as outras que lhe sucedem (adjacentes) localizadas na mesma linha são igualmente capturadas (desde que não se verifique uma interrupção, um ponto vazio ou a existência de uma sua pedra).
 
Antes do movimento  

Depois do movimento

(duas peças Brancas são capturadas por afastamento)

Se um jogador puder fazer uma captura por aproximação e por afastamento com a mesma peça então esse jogador deverá escolher por qual um dos movimentos vai optar.

A captura da peça é permitida (mas não é obrigatória) para continuar fazendo sucessivas capturas, com as seguintes restrições:

  • Não é permitida à peça chegar ao mesmo ponto duas vezes durante o mesmo turno (vez).
  • Não é permitido à peça fazer duas capturas sucessivas na mesma direcção. Isto pode acontecer se uma captura por aproximação  resulta de uma captura de afastamento.

Ligações Externas

[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy