Emergo

Visão Geral
Emergo é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, no âmbito dos jogos abstractos, jogado num tabuleiro de Damas e foi inventado por Christian Freeling e Ed van Zon, em 1986. Este jogo pertence à família de jogos que utilizam 'colunas de damas' , tal como Bashni e Lasca.

Tabuleiro

Emergo é jogado num tabuleiro de damas de 9x9.

Existem dois jogadores: o primeiro possui 12 damas Brancas e o segundo jogador possui 12 damas Pretas, antes do início do jogo.

Um tabuleiro mais pequeno (7x7) também pode ser utilizado por iniciantes ou para jogos rápidos. Neste caso, cada um dos dois jogadores possui 8 damas. 

Objectivo

O objectivo de Emergo é capturar todas as peças do adversário.

Como Jogar

Os jogadores fazem movimentos alternadamente e o início do jogo cabe ao jogador com as damas Brancas.

O jogo compreende duas fases:

  1. Colocar as damas
  2. Mover as damas

Duante as duas fases haverá situações em que o jogador será confrontado com a possibilidade de capturar uma peça (ou peças) do adversário.

Capturas

Durante o jogo surgem colunas de homens. Estas são designadas de peças. a cor da peça no topo da coluna determina a que jogador pertence. Um único homem pode ser considerado uma 'peça de 1'.

Uma peça pode capturar uma peça inimiga que esteja numa célula adjacente, na diagonal se a célula seguinte, na mesma direcção, estiver vazia. A captura pode ser feita em todas as quatro direcções, através de saltos sobre as peças inimigas e colocando a sua própria peça, na célula vazia, mais próxima, tendo apenas, ao longo do movimento, o homem no topo da peça que salta e por baixo desta, as peças que vão  sendo feitas prisioneiras. Quando uma única dama é capturada, o número de peças no tabuleiro, é reduzido a menos um. Se a mesma peça desse jogador puder continuar a capturar uma outra peça inimiga, qualquer que seja a direcção, exceptuando na direcção em que vinha,então deverá continuar a fazer as capturas. Nas imagens seguintes, o homem branco captura dois homens pretos:

     
Antes da captura   Após a captura

Se a próxima dama a ser capturada, tem no topo da coluna uma cor diferente da coluna que a captura,  então a peça é considerada "liberada" e pode ser usada pelo novo proprietário, no próximo movimento:

     
Antes da captura  

Após a captura

O topo constituído pela dama preta foi retirado da coluna. A dama branca, que estava por baixo, foi liberada.

A captura é obrigatória. Isto significa que, se um jogador pode capturar uma dama (ou damas) inimiga, no seu turno, então deverá fazê-lo. 

A maior captura precede: Se um jogador tem opção de escolha entre as sequências a saltar então ele deverá optar pela sequência onde captura  o maior número de damas inimigas. No processo, a peça que captura pode passar pela mesma célula mais de uma vez, bem como pular sobre a peça do adversário mais de uma vez ( fazer rotunda). 

A Fase da Colocação

Durante a fase de "Colocação", os jogadores colocam uma única dama, por turno, numa célula vazia do tabuleiro, reunindo as seguintes condições:

  • O jogador das damas Brancas não pode colocar uma dama, na célula central do tabuleiro (E5 num tabuleiro de 9x9) no seu primeiro movimento.
  • O jogador não pode colocar uma dama  que possa ser capturado pelo seu adversário no seu próximo movimento, a não ser que o adversário já ataque uma das suas peças, no tabuleiro: 
 

O jogador das damas Pretas não pode colocar a dama nas células assinaladas com "X" porque o jogador das damas Brancas fica habilitado a capturá-lo, no seu próximo turno.

 

O jogador das damas Brancas coloca a sua terceira dama na célula destacada, ameaçando uma possível captura à dama Preta. Neste caso, ao jogador da dama Preta é permitido colocar a sua próxima dama em qualquer célula vazia do tabuleiro (inclusivé nas células, que são atacadas pelo jogador das damas Brancas).

Um jogador pode ainda ter várias damas na mão, enquanto o seu adversário tem todas as suas damas no tabuleiro. Neste caso, o jogador deve colocar todas as suas restantes damas, no tabuleiro, sob a forma de uma coluna. Esta coluna é designada por "the shadowpiece" (a peça sombra). É assim que resulta esta colocação de peças por um dos jogadores, enquanto que o outro jogador se prepara para capturar. Não de todo fora do vulgar esta acção: criar uma grande shadowpiece (peça sombra) é uma estratégia com um objectivo muito válido, particularmente, para o jogador das damas Pretas.

A Fase do Movimentar

Após a colocação das 12 damas no tabuleiro dá-se início à fase do "movimentar". Durante esta fase, cada jogador, se não for obrigado a capturar, deve movimentar qualquer uma das suas peças para qualquer célula vazia dajacente, na diagonal, no seu turno.  

Final do Jogo

O jogo acaba sempre que se verifique uma das seuintes situações:

  • Um jogador ganha se captura todas as peças do adversário.
  • Um jogo finaliza num empate se um jogador não tem um movimento válido mesmo que tenha peças no tabuleiro (isto é, todas as suas peças estão bloqueadas).

Ligações Externas

 


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy