Chain Lightning

Visão Geral

Chain Lightning é um jogo de tabuleiro para dois jogadores,  no âmbito dos jogos abstractos, disputado num tabuleiro de Go e foi inventado por Andrew Juell, em 2010.  Este jogo pertence à família de jogos de conexão, onde podemos encontrar jogos como Hex , Y , Havannah e Gonnect.

Tabuleiro

Chain Lightning é disputado num tabuleiro de Go (19x19).  Tabuleiros mais pequenos (13x13 ou 15x15) podem ser utilizados por iniciantes ou para jogos rápidos. As margens esquerda e direita, do tabuleiro, estão coloridas de branco enquanto o topo e o fundo, do tabuleiro, estão coloridos de preto:

Objectivo do Jogo

O objectivo de Chain Lightning é formar uma cadeia, com as pedras da cor do jogador, que ligue as margens opostas do tabuleiro, da cor correspondente ao jogador, isto é, o jogador Branco deve ligar as margens Oeste e Este e o jogador Preto deve ligar as margens Norte e Sul.  O canto é tido como fazendo parte de ambos os lados adjacentes. 

A "cadeia de pedras" constrói-se de forma diferente consoante a cor que cada jogador representa:

  • as pedras brancas são conectadas, entre si, se estiverem horizontal, vertical ou diagonalmente adjacentes;
  • as pedras pretas são conectadas, entre si , se estiverem horizontal ou verticalmente adjacentes (mas não na diagonal!).

Não existe possibilidade de empate em Chain Lightning.

Como Jogar

O jogo começa com o tabuleiro vazio.

A cada jogador é atribuída uma cor: Branco e Preto.

O jogo inicia-se com uma fase de equilíbrio, de forma a igualar as chances. Durante esta fase, o primeiro jogador coloca, no tabuleiro, um número de pedras Brancas, nas intersecções vazias, do tabuleiro. Quando este jogador passa a vez para o outro jogador, este pode optar por jogar com as pedras Pretas ou trocar o lado do jogo (switch) e continuar o jogo com as pedras Brancas.

Após esta fase de equilibrio, os jogadores revezam-se, colocando as pedras da sua correspondente cor, nas intersecções vazias do tabuleiro. O jogador Branco coloca duas pedras, por turno, e o jogador Preto coloca três pedras, por turno.

 


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy