Bohnenspiel

Visão Geral
Bohnenspiel é um jogo tradicional da Alemanha para dois jogadores e pertence à família de jogos de tabuleiro do tipo Mancala. É um jogo originário da antiga Pérsia e foi outrora popular entre os Alemães do Báltico, onde hoje fica a Estónia. Um jogo semelhante é, ainda hoje, praticado na Turquia, designado por Mangala.

Tabuleiro

Bohnenspiel  ("Jogo do Feijão") é jogado num tabuleiro específico que contém duas filas com 6 pequenos poços e dois poços maiores designadas por armazéns. O lado do jogador é a fila inferior constituída por 6 pequenos poços e o seu armazém situa-se à sua direita.

No início do jogo, 6 sementes (habitualmente feijões) são colocadas em cada um dos poços

Objetivo

A vitória recai sobre o jogador que acumular, ao longo do jogo, o maior número de sementes no seu armazém do que o seu directo adversário.

Como jogar

Os jogadores revezam-se semeando as suas sementes. A sementeira é realizada da seguinte forma:

  • O jogador pega em todas as sementes existentes, num poço do seu lado do tabuleiro.
  • Inicia a sementeira, no poço seguinte e, em sentido anti horário, o jogador deixa cair, uma a uma as sementes recolhidas (saltando os armazéns, conhecidos na Alemanha por "cavernas do tesouro").

Abaixo, exemplificamos uma sementeira:

O jogador pega nas 7 sementes do seu poço
e semeia-as no sentido anti horário.

  • Se a última semente for semeada num poço onde o total de sementes seja igual a duas, quatro ou seis sementes, todas as sementes existentes nesse poço são capturadas e colocadas no armazém desse jogador. Se o poço anterior (anterior ao sentido da sementeira) também tiver duas, quatro ou seis sementes, essas também serão capturadas para o armazém desse jogador. As capturas verificar-se-ão até que o poço anterior, ao sentido de sementeira, tenha outro número de sementes que não seja duas, quatro ou seis sementes.

O jogador recolhe três sementes do seu poço e semeia-as
no sentido anti hórário. A última semente é semeada
no lado do adversário e consegue um total
de duas sementes. O número total de sementes
nos dois poços anteriores é de duas e quatro sementes. Todas as sementes
existentes nesses poços são capturadas e movidas para o armazém desse jogador
:



 

  • Se o jogador não tiver sementes, no seu lado, quando chegar a sua vez de jogar, então o seu adversário recolherá todas as sementes existentes no tabuleiro, para o seu armazém e o jogo termina.

Ligações Externas

 


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy