Bashni

Visão Geral
Bashni (também conhecido por Bashne ou Stolbovye Shashki - "Empilhamento de Damas") é um jogo de tabuleiro para dois jogadores jogado num tabuleiro quadrado de damas. Este jogo pertence à família dos jogos de damas (checkers).

Tabuleiro

Bashni é jogado num tabuleiro de damas de 8x8.

A posição inicial das damas pretas e brancas é ilustrada na figura seguinte:

Objectivo
O objectivo de Bashni é capturar todas as damas do adversário ou bloqueá-las de modo a deixar o adversário sem um único movimento válido.

Como Jogar

Bashni tem umas regras muito semelhantes às regras do jogo Damas Russas(Russian Checkers) ressalvando as seguintes diferenças:

  • Quando uma única dama (ou um Rei) é capturado não é removida do tabuleiro mas antes colocada sob a dama que a capturou (ou o Rei) formando uma pilha. Se várias damas (ou Reis) forem capturadas durante o mesmo movimento então, essas damas irão sendo colocadas, sequencialmente, por baixo da pilha da dama que captura:

 

 
Antes da captura.   Após a captura
  • Qualquer pilha é controlada pelo jogador que possui a dama que encima a pilha (ou o Rei).
  • A pilha move-se ou captura outras damas ou pilhas de acordo com as regras do Jogo das Damas Russas, aplicadas à dama que encima a pilha (ou o Rei).
  • Quando uma pilha ou uma simples peça captura a pilha do adversário, apenas a dama que encima a pilha do adversário é que é retirada da pilha e colocada por baixo da pilha ou da peça que procedeu à captura. A próxima dama ou Rei da pilha (a peça que logo abaixo da dama capturada que encimava essa pilha) é considerada "liberada" e pode ser usada pelo seu novo dono, no próximo movimento:
 
Antes da captura.  

Após a captura

A dama branca que encimava a pilha foi retirada da pilha. A dama preta que se encontrava abaixo foi liberada.

  • Uma simples dama no topo de algumas pilhas pode ser promovida a Rei, exactamente da mesma forma como está estipulado no Jogo das Damas Russas.

[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy