Atoll

Visão Geral
Atoll é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, disputado num tabuleiro especialmente concebido para este jogo abstracto, que foi inventado por Mark Steere, em 2008. Este jogo pertence à família de jogos de conecção, onde estão inseridos jogos como Hex , Y , Havannah e Gonnect .

Tabuleiro

Atoll é disputado num tabuleiro especial, preenchido com células hexagonais. O rebordo do tabuleiro está dividido em 8 ilhas, que se encontram coloridas, alternadamente, em branca e preta:

Objectivo do Jogo

O objectivo de  Atoll é formar uma cadeia em que as pedras do jogador ligam duas ilhas opostas,  diferenciadas através da sua cor. O jogador pode ligar as suas ilhas opostas de uma forma directa ou pode formar duas ligações separadas, que mantenham conectadas três ilhas entre si. As células seguintes são consideradas como fazendo parte de ambas as adjacentes ilhas: A1, H4, O8, A7, A13, H17, O20 e O14. Abaixo estão dois exemplos das variantes descritas de uma cadeia:

Uma cadeia liga directamente duas ilhas opostas.

 

Uma cadeia liga duas ilhas opostas através de uma terceira.

Não existem empates em Atoll.

Como Jogar

O jogo começa com o tabuleiro vazio.

A cada jogador é atribuída uma cor: Preta ou Branca.

O jogo inicía-se a partir do jogador que controla as pedras Pretas; os jogadores revezam-se e, no seu turno, colocam uma pedra da sua cor, em qualquer célula do tabuleiro que esteja desocupada.

Uma vez que o primeiro jogador possui uma vantagem significativa, a "pie rule" é empregue de modo a tornar o jogo justo. Esta regra permite que o segundo jogador troque as cores, após o primeiro jogador ter feito o seu primeiro movimento.

Ligações Externas

[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy