Alemungula

Visão Geral
Alemungula é um jogo para dois jogadores e pertence à família dos jogos de Mancala. Este jogo é oriundo da Etiópia.

Tabuleiro

Alemungula é disputado num tabuleiro especial que contém duas filas, cada uma com 5 pequenos poços e dois poços maiores designados por Armazéns.  O lado do tabuleiro de cada jogador é a fila inferior de pequenos poços e o seu armazém é o que se encontra à sua direita.

No início do jogo, 5 sementes (ou berlindes) são colocados dentro de cada um dos pequenos poços.

Objectivo
O jogador vence o jogo se acumular mais sementes, no seu armazém, que o seu adversário.

Como Jogar

Os jogadores, no seu turno, semeiam as suas sementes.  A sementeira é realizada da seguinte maneira:

  • O jogador retira todas as sementes de um dos poços, do seu lado do tabuleiro. Se o jogador escolher um dos dois poços que se encontram à sua esquerda, então a sementeira é realizada em sentido horário. Se o jogador optar por um dos dois poços que se encontram à sua direita, então a sementeira realizar-se-á em sentido anti-horário. Se o jogador escolher o poço que se encontra a meio do seu lado do tabuleiro, então poderá ser o próprio jogador a escolher para qual a direcção será realizada a sementeira.
  • A sementeira inicia-se a partir do poço seguinte, na direcção acima mencionada com o jogador a lançar, uma a uma, em cada poço, as sementes retiradas (ignorando o armazém).

Abaixo está exemplificado um exemplo de uma sementeira:

O jogador retira as cinco sementes de um
dos dois poços, do seu lado, que se encontram à sua esquerda
e semeia-as em sentido horário.

  • Se a última semente semeada é lançada num poço do lado do adversário e completar um total, nesse poço, de duas ou quatro sementes, todas essas sementes desse poço são capturadas e colocadas no armazém do jogador que efectuou esse movimento. Se o poço anterior, do lado do adversário, (anterior em relação à direcção da sementeira) tiver também duas ou quatro sementes, essas sementes serão também capturadas e colocadas no armazém do jogador, que fez esse movimento.  As capturas repetir-se-ão até que o poço anterior, do lado do adversário, não totalize duas ou quatro sementes.

O jogador retira quatro sementes do seu poço e semeia-as em sentido horário.
A última semente semeada cai num poço do lado do adversário e completa
um número total de duas sementes. O número total de sementes
nos poços anteriores é também de duas ou quatro sementes. Todas as sementes
desses dois poços são capturadas e movidas para o armazém desse jogador.

  • Uma única semente, que seja jogada para o poço vazio do lado do adversário (seja no último ou no primeiro poço do lado do adversário), não pode ser devolvida pelo adversário, na jogada seguinte.
  • Se o jogador não possuir movimentos legais, no seu turno, então ambos os jogadores retiram todas as restantes sementes que se encontram no seu lado do tabuleiro e colocam-nas no seu armazém e o jogo finaliza. Esta situação pode acontecer em dois casos: todos os poços, do lado do jogador, estão vazios ou existe, do lado do jogador, uma única semente, que não pode ser jogada (devolvida) durante a limitação mencionada anteriormente.

Ligações Externas

[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy