Akron

Visão Geral
Akron é um jogo de tabuleiro, no âmbito dos jogos abstractos, disputado por dois jogadores, num tabuleiro quadrado que foi inventado por Cameron Browne, em 2002. 

Tabuleiro

Akron é disputado num tabuleiro, com uma grelha quadrada de 8x8 cavidades:

Objectivo do Jogo

O objectivo do jogo Akron é formar uma cadeia de pedras, da cor de cada um dos jogadores, que se tocam umas nas outras, de forma a ligar as margens opostas do tabuleiro, com a respectiva cor do jogador e após o seu adversário ter efectuado o seu movimento.  Isto significa, que a cadeia do jogador deverá continuar a ligar as duas margens do tabuleiro após o movimento-resposta do adversário. O canto do tabuleiro pertence a ambas as margens adjacentes.

Conexões

Duas pedras tocam-se em duas situações:

  • quando estão ortogonalmente adjacentes, uma à outra.
  • quando uma pedra está diagonalmente acima da segunda pedra e é suportada pela segunda pedra.

As pedras pretas "B" e "C" tocam uma na outra desde que estejam ortogonalmente adjacentes uma à outra.
As pedras pretas "A" e "B" tocam uma na outra porque "A" assenta diagonalmente sobre "B" e é suportada por "B".
As pedras pretas "C" e "D" não tocam uma na outra.

Duas pedras estão conectadas se uma delas pode ser alcançada a partir de uma outra, através de uma série de contactos/conexões de pedras com a mesma cor. No entanto, se uma conexão cruza sobre uma conexão do adversário, em qualquer ponto, então, a conexão mais alta é que prevalece; a conexão inferior fica cortada até que a conexão superior seja removida.

Tocando em pedras pretas, as pedras "A" e "B" cortam a conexão entre as pedras brancas "C" e "D"

Como Jogar

O jogo inicia com o tabuleiro vazio.

A cada jogador é atribuída uma das cores: Branca ou Preta.

O jogo inicia a partir do jogador que controla as pedras Brancas e os jogadores revezam-se fazendo uma das seguintes acções:

  • O jogador pode colocar, directamente, uma pedra da sua cor, em qualquer cavidade do tabuleiro, que se encontre vazia (isto é, não empilhada sobre as outras pedras).
  • O jogador pode mover  uma das suas pedras, já colocada no tabuleiro, para uma cavidade sinalizada pelo ponto vermelho, que esteja em contacto com qualquer uma das suas pedras, e que estivesse conectada à pedra a mover, antes do seu movimento. O ponto sinalizado a vermelho é válido para uma cavidade directamente localizada no tabuleiro bem como, para servir de suporte, através de quatro pedras adjacentes, de qualquer cor, antes, durante ou aós um movimento. Uma pedra de apoio pode ser movida se somente uma pedra sobre ela esteja apoiada, a partir do nivel superior. A pedra de cima cairá para preencher a lacuna; pode provocar um efeito cascata se, por sua vez essa pedra, suportar outras pedras acima, etc. O movimento da pedra pode acelerar ou descer um ou mais níveis por movimento, mas esse movimento não pode ser aproveitado para ocupar o lugar de uma pedra caída nem utilizar essa pedra caída, nesse turno, como pedra de suporte. De seguida, estão alguns exemplos:
 
A pedra branca "A" pode mover-se para qualquer um dos pontos marcados a vermelho.   Após o movimento.
 
A pedra branca "A" pode mover-se para qualquer um dos pontos marcadas a vermelho.   Após o movimento.
 
A pedra preta "A" pode mover-se para qualquer um dos pontos marcados a vermelho. Nota, que essa pedra preta suporta uma pedra branca que cairá após o movimento de "A".
  Após o movimento.

 

Ligações Externas

 


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy