Tavreli

Introdução

Tavreli (Xadrez Russo) é um jogo de tabuleiro de estratégia na mesma família do Xadrez ocidental, Shatranj, Shogi e Xiangqi. Havia um antigo jogo russo semelhante a xadrez chamado Tavreli mas suas regras foram perdidas no tempo. O  Tavreli atual é um jogo moderno que foi recriado no fim dos anos 90 como uma combinação de Xadrez and Damas Russas Empilháveis.

Objetivo

O objetivo do Tavreli é o mesmo que no Xadrez: atacar o Magus (Rei) do oponente de forma que ele não possa escapar ou bloquear o ataque na próxima rodada.

Peças

No começo do jogo um dos jogadores tem 16 peças claras e o segundo jogador tem 16 peças escuras:

Peças claras Peças escuras
- um Magus (Rei) - um Magus (Rei)
-  um Duque (Dama) - um Duque (Dama)
- dois Guerreiros (torres) - dois Guerreiros (torres)
- dois Arqueiros (bispos) - dois Arqueiros (bispos)
- dois Cavaleiros (cavalos) - dois Cavaleiros (cavalos)
- oito Soldados (peões) - oito Soldados (peões)

Ao contrário do Xadrez, as peças do Tavreli são chatas e empilháveis. O tipo das peças também é mostrado nas laterais para que os jogadores possam ver a composição de uma pilha sem a desmontar. Outra diferença comparando com Xadrez é que no Tavreli cada peão é promovido para a peça que estava atrás dele inicialmente. Essa regra faz ser importante distinguir entre peões distintos, pois eles podem mudar de coluna durante o jogo. O peão que começa na frente do Magus promove para a peça especial chamada Helgi (explicada a seguir):

- Helgi claro - Helgi escuro

Tabuleiro

Tavreli é jogado em um tabuleiro quadrado de 8x8.

A posição inicial das peças é mostrada na imagem a seguir:

Jogo

Todas as regras do Xadrez se aplicam, inclusive o roque e a captura "en passant".

Todas as diferenças são explicadas abaixo:

  • Quando um jogador captura uma peça do oponente, a peça captura não é tirada do tabuleiro. Em vez disso, o jogador coloca sua peça em cima da peça capturada formando uma pilha.
  • Um jogador pode mover suas peças para uma casa ocupada por outra de suas peças. Nesse caso, o jogado coloca a peça movida em cima da outra da mesma forma que ocorre com peças do oponente. Um Soldado pode se mover para cima de outra peça do mesmo jogador com seu movimentos normal (uma casa à frente) ou andando duas casas a partir da posição inicial. Não é permitido colocar peças sobre o Magus.
  • Uma pilha pertence ao jogador que possuir a peça de cima da mesma, e se move da mesma forma que tal peça. Entretanto, um jogador não é obrigado a mover uma pilha completamente: é permitido mover somente a parte de cima de uma pilha (qualquer número de peças) e deixar a parte de baixo no mesmo lugar.
  • Quando um peão chega à última linha sozinho ou no topo de uma pilha ele é promovido para a peça que estava atrás dele inicialmente. Se um peão chega à última linha dentro de uma pilha (isto é, não no topo dela) ele não é promovido. Entretanto, se o jogador decidir dividir a pilha e deixar o peão (tanto sozinho como no topo da pilha restante) na última linha o peão é promovido como resultado de tal jogada.
  • O peão à frente do Magus promove para a peça especial chamada Helgi. Ele pode se mover tanto como uma Dama quanto como um Cavalo. Essa é a peça mais poderosa no Tavreli.
  • Quando um peão promovido é capturado (por qualquer jogador) ele volta a ser um peão (como no Shogi).
  • Se um peão é trazido de volta à segunda linha dentro de uma pilha ele não pode andar duas casas novamente.

O jogo acaba com um xeque-mate ou um empate, como no Xadrez.

Links Externos

 


[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy