Bagh Chal (Tigres Caçando Cabras)

Visão Geral

O Bagh Chal (que significa "Tigres em Movimento (caçando)") é um antigo jogo de tabuleiro para dois jogadores, originário do Nepal. O jogo é assimétrico, isto é, os dois jogadores possuem metas diferentes.

Tabuleiro

O Bagh-Chal é colocado sobre um tabuleiro com uma grade de 5 x 5 pontos conectados com linhas indicando os movimentos válidos (vide figura abaixo).

Quantos pontos o tabuleiro possui?

Quantos movimentos são possíveis de cada ponto? (Pinte os pontos com a mesma quantidade de movimentos possíveis com a mesma cor)

Existem pontos com 1 movimento? E com 2 movimentos?

Existem pontos com 3 movimentos? E com 4 movimentos? E com 5 movimentos? ... Quais os pontos com número máximo de movimentos possíveis?

 

Temos dois jogadores: Tigres e Cabras.

Inicialmente 20 cabras são colocadas fora do tabuleiro e quatro tigres são colocados sobre os quatro cantos do tabuleiro:

 

Objetivo do Jogo
Os objetivos do Jogo são diferentes para cada um dos dois jogadores:
  • Os Tigres (peças laranjas e pretas) vencem o jogo quando capturam cinco  cabras.
  • As Cabras (peças cinza-claras) vencem o jogo se elas cercarem os quatro tigres de modo que nenhum deles possa realizar algum movimento válido.

Como Jogar?

Os jogadores movimentam suas peças alternadamente, começando com o jogador que controla as Cabras.

A sequência de movimentos para as Cabras é dividida em duas fases:

  1. Até todas as 20 cabras serem colocadas sobre o tabuleiro, o único movimento possível é colocar uma delas em qualquer um dos pontos livres sobre o tabuleiro.
  2. Após todas as cabras terem sido colocadas sobre o tabuleiro, elas podem ser movidas de suas posições para um ponto adjacente ao longo de uma linha traçada. Observe que há pares de pontos não conectados com uma linha.

Os Tigres podem ser movimentados da seguinte maneira durante todo o jogo:

  1. Como as cabras, os tigres podem ser movidos de sua posição para um ponto adjacente ao longo de uma linha desenhada.
  2. Eles podem também capturar uma única cabra situada em um ponto adjacente se houver uma linha conectando um tigre e uma cabra e o ponto seguinte na mesma direção estiver vazio. A captura é feita saltando sobre a cabra adjacente para o ponto vazio. A cabra capturada é removida do tabuleiro. A captura não é obrigatória.

Há ainda uma regra adicional para evitar que o jogo fique em um empate interminável:

  • Quando todas as cabras forem colocadas no tabuleiro, não é permitido executar um movimento que qualquer uma das posições prévias ocorridas durtante o jogo.

Sites de Links Externos

[create new page] [copy this page] [edit this page] [translate this page] [view history]

© 2015. Created by Arty Sandler. Privacy Policy